domingo, 21 de setembro de 2008

Conselhos e Estratégias

Viver com uma doença que pode ser incapacitante não é nada fácil, no entanto existem pequenas coisas que pode tentar para tornar a sua vida melhor.
Nesta secção tentamos listar algumas.

Encontre uma fonte de prazer em cada dia

Tente fazer pelo menos uma coisa em cada dia que se seja agradável ou que lhe proporcione algum prazer. Se pensar bem, encontrará algo que PODE FAZER e do qual poderá retirar algum prazer. Mesmo que não sejam as coisas que antes fazia, haverá de certo algo que pode fazer que lhe é agradável. Por exemplo pode ver um bom filme, rir com alguém, tomar um banho relaxante, ler um livro, ouvir música ou dedicar algum tempo ao seu hobby ou arte favoritos. O pior que pode fazer é desistir de ter alguma fonte de prazer no seu dia a dia por isso deixe sempre um bocadinho para algo que realmente gosta!

Nunca deixe de contactar com outras pessoas
Por vezes pode ser muito difícil manter-se em contacto com outras pessoas, ou com os amigos, no entanto faça um esforço para continuar a contactar com outras pessoas. A dor e o cansaço podem levar ao isolamento, não deixe que isto aconteça, tente sensibilizar os seus amigos para este facto, reajuste a sua vida para que possa ter algum tempo de partilha com outros. Juntar-se a um grupo de auto-ajuda pode também ser bastante benéfico neste sentido.

Alívio para a dor
Uma técnica que pode tentar utilizar para ajudar o alívio da dor, e que parece beneficiar algumas pessoas, é a utilização de uma fonte de calor directamente no seu corpo, como um cobertor eléctrico, saco de agua quente ou um saco de arroz. (Para fazer um saco de arroz é preciso apenas uma meia de algodão como aquelas baratas usadas para fazer desporto (tem de ser de algodão pois tem de ir ao microondas e pode derreter se não for algodão). Depois enche-se a meia de arroz e ata-se o cimo. Coloca-se no microondas durante 2 a 3 minutos. Esta fica muito quente e húmida (exactamente o que precisamos). Depois é só colocar na parte do corpo que está fria ou com dores.)
Outra técnica que pode ter algum efeito benéfico é tomar m banho quente com sais (sais de Epson ou outros que sejam relaxantes) e deixar o seu corpo relaxar.

Evitar Prisão de Ventre
Muitas pessoas com Fibromialgia e S.F.C. têm problemas intestinais, um desses problemas é a prisão de ventre.
Conselhos para melhorar a prisão de ventre:
Beba ou mais copos de agua por dia, principalmente durante o dia, ao aproximar da noite reduza a ingestão de agua para evitar ter de se levantar para urinar quando está a dormir;
Aumente a fibra na sua dieta, tente comer alimentos ricos em fibra, prefira grãos integrais, evite comida processada e feita com farinha não integral, aumente o consumo de vegetais e frutas como a pêra, pêssego, figo e ameixa e também frutos secos.
Coma cereais integrais e ricos em fibra ao pequeno almoço.

Estratégias para tentar reduzir o cansaço
Tente utilizar a sua energia da melhor forma possível, não desperdice a sua energia! Aqui estão algumas técnicas:Planeie e organize as suas tarefas para que possa utilizar o mínimo de energia possível, deixe tempo para descansar entre tarefas ou compromissos.

Estabeleça prioridades
Planeie as tarefas de acordo com a sua importância, colocando as mais importantes em primeiro lugar. Deixe para outro dia o que não pode fazer hoje!
Elimine todas as tarefas não necessárias e evite detalhes desnecessários, simplifique ao máximo.
Delegue em outras pessoas algumas tarefas que elas podem realizar! Não se sinta culpada/o por não conseguir fazer TODAS as tarefas, não vale a pena continuar a ter objectivos irrealistas e assim todos ficam a ganhar. Se todos contribuírem, as coisas são mais fáceis para toda a gente.

Organize tudo o mais possível para que não perca tempo e energia. Assim poderá concentrar a sua energia no que realmente necessita / precisa de fazer, descartando o acessório.Vá com calma, espalhe as actividades a realizar durante o dia e a semana, não faça tudo numa hora ou não marque todas as actividades para segunda e terça feira. Certifique-se que deixa tempo suficiente para descansar entre actividades.
Faça do sono e do descanso uma prioridade, tente o mais possível relaxar à noite e resolver quaisquer problemas (de medicação etc) que estejam a fazer com que o seu sono piore de novo.

Fonte: The Fibromyalgia Help Book, Fransen et al

1 comentário:

  1. Escolhi este textos de conselhos para os Fibromialgicos porque achei interessante... e porque nunca é demais saber o que nos poderá aliviar as nossas dores.
    Obrigada por tudo, queridas AMIGAS!
    Sem vocês nada disto teria sido possível!! Até sempre!!

    ResponderEliminar