domingo, 21 de setembro de 2008

Fibromialgia e a Vida Sexual

Dores no corpo sem explicação aparente, a Fibromialgia pode comprometer o desejo sexual de uma mulherPor Christianne ValenteDor, fadiga, depressão e modificações no padrão de sono que são, em geral, provocados pela Fibromialgia, podem ser a causa da diminuição do desejo sexual, excitação e até possibilidade de atingir o orgasmo. Atualmente, um terço das mulheres relata falta de interesse sexual e quase um quarto não consegue experimentar o orgasmo, segundo dados do National Health and Social Life Survey, nos Estados Unidos. Vinte por cento delas também apresentam dificuldades de lubrificação durante a relação e a mesma porcentagem considera o sexo uma experiência desagradável.
Além de problemas psicológicos que levam às disfunções sexuais, as causas orgânicas também podem atingir severamente a atividade sexual feminina. Estudos populacionais demonstram, por exemplo, que a disfunção sexual é mais prevalente em mulheres (43%) do que nos homens (31%). O problema é que, muitas vezes, elas passam anos sofrendo duplamente: de uma doença para a qual nunca receberam o diagnóstico e a perda gradativa do desejo sexual, provocada pela enfermidade.“A fibromialgia é uma doença que afeta diretamente a qualidade de vida dos pacientes”. Segundo a reumatologista Evelin Goldenberg, do Hospital Albert Einstein, a fibromialgia, doença caracterizada por dores generalizadas no corpo sem explicação aparente, pode incidir diretamente também na atividade sexual feminina.Estudo coordenado por Evelin na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), com 40 mulheres (20 com Fibromialgia e 20 do grupo controle), mostra que entre mulheres que tinham Fibromialgia, 19 relataram problemas para chegar ao orgasmo contra 13 do grupo controle. "Sabemos que as mulheres portadoras de Fibromialgia apresentam diminuição de sua função sexual e maior dificuldade para atingir o orgasmo. No estudo, verificamos que elas também apresentaram maior necessidade de estimulação prévia por meio da masturbação antes da relação sexual", explica Evelin. "Isso pode acontecer por conta das dores pelo corpo, da sensação de fadiga e até dos distúrbios do sono, problemas que também são provocados por essa doença", revela a especialista.
Estudos americanos mostram que a Fibromialgia atinge principalmente as mulheres, cerca de 80% das pessoas que sofrem com o problema são do sexo feminino, na faixa etária entre 30 e 60 anos. "Além de dor persistente em pontos específicos espalhados pelo corpo, a Fibromialgia também causa depressão em 25% dos casos e 50% das pacientes relatam histórico de depressão ao chegar no consultório", alerta Evelin. A especialista é enfática ao concluir:"a depressão é uma doença que também influencia diretamente na vida sexual da paciente".

Vida sexual deve ser questionada
Evelin acredita que questões que abordam desejo sexual, freqüência de relações, dificuldade para certas posições, lubrificação, bem como a qualidade do orgasmo devem ser questionadas pelo médico. "Vários fatores podem ser responsáveis para a insatisfação sexual como problemas conjugais", lembra. "Um dado curioso da pesquisa é a relevância estatística da ocorrência de fibromialgia entre as mulheres casadas. Entre as 20 que tinham o problema, 15 eram casadas".
A prevalência nos consultórios médicos é alta: 2% das pessoas com alguma reclamação referente às dores músculo-esqueléticas sofrem com a doença. Nos hospitais, esse índice pula para 5% dos pacientes que chegam com reclamações de dores pelo corpo.


A Fibromialgia
Para a reumatologista Evelin Goldenberg, que realizou uma tese de doutorado sobre o tema na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), a Fibromialgia é de difícil diagnóstico e muitas vezes ignorada pelos médicos. “Muitas vezes, a paciente chega ao consultório com uma sacola de shopping repleta de exames feitos e nenhum diagnóstico. Outras, ela já está com úlcera de tanto tomar antiinflamatório e a dor não passar. Tudo isso, sem contar o descrédito da família”, afirma a reumatologista.
Evelin destaca que existem também outros sintomas associados à doença, como tensão pré-menstrual, bruxismo, dificuldade de digestão, vertigens e depressão. “É imprescindível uma longa conversa com o paciente para se diagnosticar a Fibromialgia. Não existe um exame específico que revele o problema”, explica. “Porém, quanto mais cedo o problema for detectado maiores as chances de recuperação, do paciente voltar a se sentir bem e conseguir retomar sua rotina”.
Fique atenta aos sintomas:- Reclamação permanente de cansaço - Dores pelo corpo- Enxaqueca - Alterações de humor - Formigamentos em braços e pernas - Um sono que não restaura as energias.

De: http://www1.uol.com.br/cyberdiet/index.htm

8 comentários:

  1. gostei muuito, pode esclarece bastante, como eu posso tira mais dúvidas...pois vou casar agora e estou muito preocupada...

    ResponderEliminar
  2. Olá companheira de luta.
    Podes perguntar o que quizeres... eu, juntamente com outras companheiras ou mesmo com a Dra. Cátia Sousa Marques, que é a Técnica que me apoia nas Reuniões de Fibromialgicos, poderemos tentar ajudar-te dentro dos nossos possíveis no que for necessário.
    Para a próxima vez que nos visites identifica-te nem que seja com um pseudónimo, ok?
    Assim será mais fácil obteres uma resposta directa.
    Beijinhos e tem um excelente fim-de-semana prolongado!
    Volta sempre que quizeres...aqui estaremos para te apoiar!

    ResponderEliminar
  3. ola amigas ,a muitos anos sofro com as dores
    mas so a pouco tempo descobri que e fibro.
    de uns meses para ca sinto dores no fundo da vagina durante as relacoes ,e fico com essa dor por dias .meus exames estao todos normais ,sera que e da doenca tambem... obrigada nora

    ResponderEliminar
  4. Claro que sim cara companheira de luta!
    O texto fala disso mesmo! Desconfortos musculares chegando mesmo a existirem dores insuportáveis que chegam a durar dias e até semanas. Por isso e outras questões relacionadas com a Fibro se torna por vezes tão penoso as relações sexuais.
    Muito existe ainda para se descobrir sobre esta doença... mas confio que pouco a pouco teremos mais soluções e qualidade de vida!
    As soluções estão aí... só temos de buscar-las e fazermos o que a maioria das fibromialgicas não têm: a coragem e grandeza de pedir ajuda!
    Obrigada pela tua questão e o teu GRITO de coragem!
    Tenho andado um pouco afastada por diversas razões mas prometo vir aqui mais frequentemente.
    Obrigada e um beijinho.
    SE QUIZERMOS PODEMOS TUDO! Nunca te esqueças disso... um dia me darás razão!

    ResponderEliminar
  5. Tenho 34 anos e so agora descobri que sofro de fibromialgia, na cidade onde moro não tem recursos , eu sofro dimais com as dores no corpo, e o pior é a depressão, choro dimais pois me sinto tão sozinha, pra conviver com esta doença, meu esposo é muito ocupado, e não tem tempo p me levar p tratar, eu tenho 2 filhos pequenos, me desculpe pelo desabafo, é que preciso conversar com alguém, preciso de orientações, pois não aguento mais tanta dor, gostaria de alguém que me enformasse, o que fazer p dormir, pois acordo tão cansada, com tantas dores no pescoço, quando consigo cochilar e quase meia noite, viro na cama a noite inteira, nao aco a posição correta p dormir, pois todo lado dói, pra piorar tenho esporão nos dois pés, escoliose, tpm, uma dor na vagina na hora de ter relação, que eu choro o tempo todo, a dor fica por vários dias, a pele entre a vagina e o reto trinca, vou ao médico e eles não veem nada, a dor é terrivel, é como se uma faca cortasse sem anestesia, meu marido e meu filho de 13 anos me chamam de estressada, eles não entendem o quanto sofro, eu preciso de ajuda, não sei mais o que fazer, tomo amitiprilina, e o um antiflámatorio manipulado, mas não adiantam nada, nas crises de dor, pesso a Deus pra me tirar a vida, pois eu preciso dormir e ter páz, senão como vou cuidar da vó do meus esposo que tem 80 anos, e da casa, eu me considero uma guerreira, pois mesma sentido tantas dores, eu trabalho pois assim fico mais tranquila, compro o que preciso, como os remédios, se alguem ler perdoe o desabafo, e que não tenho com quem falar, sou a unica na pequena cidade onde moro que tem este problema, sabe eu tenho esperança de sarar, eu so preciso de ajude por favor, podem me chamar de Sofrimento, pois a isto resume minha vida

    ResponderEliminar
  6. Olá "Anónima"!... Como não sei o teu nome não sei como te chamar!
    Este quadro que descreveste é sem dúvida um quadro mais que "usual" nos pacientes de Fibromialgia.
    Nesta ou em qualquer outra patologia, a falta de sono acarreta muitas coisas menos boas e, sem dúvida, o facto de te sentires deprimida e irremediavelmente só é uma delas!

    Companheira de Luta, só te posso dizer que à anos que sofro desta patologia mas hoje é-me muito mais fácil lidar com tudo isto e tudo o que acarreta todos os sintomas desta doença que até hoje ninguém sabe como curar-la... simplesmente porque ninguém sabe como aparece nem porque aparece!
    O que existe hoje é sem dúvida uma série de recursos que podes utilizar para que a vida se torne menos difícil e tenhamos alguma qualidade de vida.
    É sempre assim? Claro que não, mas felizmente hoje os dias menos bons são facilmente conciliados com os bons e tudo se consegue levar mais harmoniosamente.

    As dores que referes a nível sexual são MAIS QUE HABITUAIS e têm que ser levadas com muita calma, paciênia e compreensão de ambos os lados.

    Existem hoje, em alguns hospitais que conheço uma série de medicinas alternativas que podem ajudar neste e outros aspectos da vida de um fibromialgico... mas minha querida, a medicação que estás a fazer não é nada direccionada para a Fibromialgia!!!!!!!!
    A Fibromialgia, por si só, não carece de anti-inflamatórios, a não ser que o paciente tenha alguma doença mais do que "só" a Firomialgia.

    Existem alguns medicamentos específicamente indicados para a Fibro e penso que é por aí que tens de começar, ok?
    Depois, o facto de informarmos e sensibilizarmos a família e os seres mais próximos de nós sobre a nossa doença é essencial!!!!
    Não é fácil mas é possível!!!!!!!

    Se puderes experimentar medicinas alternativas como o Reiki e o Karuna (por exemplo) verás que são de grande ajuda... para não dizer que são essenciais para o nosso bem-estar psíquico o que é deveras importante para o nosso bem-estar a todos os níveis.

    Ao aceitar e entender muita coisa nesta vida tudo se torna mais fácil!!!!

    Companheira de Luta "Anónima", prometo vir aqui mais vezes e ajudar no que esteja ao meu alcance!
    Um beijinho grande desta que já esteve um dia como tu... mas que hoje sou verdadeiramente feliz!
    ATÉ SEMPRE!!

    P.S.: Se puderes diz-me só em que cidade vives para que possa ser mais precisa a nível de ajudas de terapias que podes frequentar e em que locais te podes dirigir.

    ResponderEliminar
  7. olá companheiras de luta chamom-me sonia e sou fibromialgica a aproximadamente 2 anos, estou muito preocupada porque alem de ja ter tido e ter todos os sintomas da fibro agora comecei com dores horriveis na vagina durante e depois das relações sexuais que depois espalham-se pela barriga tendo inclusive diarreias e dores nos intestinos,ja fui ao ginecologista e esta tudo bem naõ percebo!!e o pior é que isto esta a afectar o meu casamento uma vez que o meu merido não acredita e nem aceita esta doença ,diz que é tudo da minha cabeça.amigas voçes que infelizmente ja sofrem deste problema a mais tempo que eu digam-me se é "normal" da fibro e o que fazer!!!obrigado

    ResponderEliminar
  8. Olá querida Sónia, boa noite.
    Em primeiro lugar queria agradecer a coragem que todas nós temos por expôr aqui os nossos casos sem tabús nem "papas na língua" como se costuma dizer aqui em Portugal!
    Temos de uma vez por todas que começar a gritar ao mundo que a Fibromialgia não é só umas dores musculares que passam simplesmente com um paracetamol... é muito mas muito mais que isso!
    Entre as muitas dores que temospor todo o corpo, e como sabem, a fibromialgia, como o próprio nome indica é uma doença que provoca dor intensa em todos os músculos, tendões e ligamentos... ora bem, minhas queridas, afinal o que éa vagina e os órgãos circundantes seao músculos!?

    A situação em termos sexuais torna-se muito mais grave quando não é entendida pelo companheiro!

    Há vários as+ectos que temos que considerar:
    1.º - Despiste ginecológico;
    2.º - Acompanhamento médico e, claro, de medicamentos.
    3º e mais importante:
    Pedir ao companheiro que a acompanhe nas consultas e que trabalhe consigo de forma a que possa entender e juntos estudar uma forma de ultrapassar isso.

    É POSSIVEL, companheira de luta!

    Minha querida, quanto às dores nos intestinos e diarreias... eu penso que as diarreias será de ordem nervosa... quem com tanta dor e com os nervos de que termine rapidamente uma coisa que deveria ser momentos de prazer, não os teria?
    Quanto á dor nos intestinos: Normal!!!
    Não deixam de ser órgãos que já estão doridos e que foram "castigados" com mais e mais pressão.

    Pense nisso Sónia... a solução não poderá partir somente de si!
    Amar é uma coisa a dois!!!!!

    Não sei se a resposta era a que pretendia... mas, na minha humilde opinião, é a mais sensata!

    Um beijinho.
    Disponha sempre!!

    ResponderEliminar