domingo, 21 de setembro de 2008

O que é a Fibromialgia?

A fibromialgia é uma síndrome complexo que se caracteriza pela existência de dores generalizadas, pelo cansaço externo e perturbação do sono, este factores estão por vezes associados a outros sintomas, traduzindo-se numa condição física debilitante e crónica. Acomete principalmente a pacientes do sexo feminino, na proporção de oito (8) mulheres, para cada homem, entre as idades de doze e cinquenta e cinco (12 e 55) anos, independentemente da classe social ou raça a que pertence.
A etiologia ainda é desconhecida, embora várias teorias tentem encontrar uma origem para a dor, muitas pesquisas procuram dados para caracteriza-la como doença.
A fibromialgia tem sido referida como um estado invisível, tendo em conta a inexistência de nenhum exame laboratorial ou de imagem (RM; TAC; RX), que consiga detectar a presença deste síndrome. Normalmente perante a presença de sintomas de dor generalizada o médico solicita alguns dos exames referidos para despistar algum tipo de doença que acarretem estes sintomas, tais como, hipotireoidismo, artrite reumatóide, lúpus eritematoso sistémico, síndrome dolorosa mio facial), contudo poderá existir a possibilidade de ocorrerem em simultâneo.

Sintomas associados:

· Fadiga: os pacientes queixam-se de uma grande perda de energia física e mental, resultante de pouca ou nenhuma actividade física.
· Sono: alteração do sono, tanto na qualidade do sono, sono leve, apneia nocturna, não possibilitando o descanso necessário. Os pacientes queixam-se que acordam mais cansados do que quando se deitaram.
· Rigidez matinal: a rigidez matinal é de curta duração, causando por vezes desânimo para realizar as tarefas matinais.
· Sensação de edema e/ou formigueiro nos membros superiores e inferiores.
· Dor de cabeça crónica
· Dificuldades de memória, causando um prejuízo na lógica do pensamento.
· Mentais e cerebrais: aparece quase sempre a depressão e associada a esta os sentimentos de culpa, perfeccionismo. Falta de concentração, visão nublada ou vista cansada, irritabilidade, ansiedade.
· Músculo-esqueléticos: dor aguda generalizada, entorpecimento dos músculos, tensões e ligamentos. As dores podem variar de intensidade e de forma, podendo existir vários tipos de dor (dor aguda, dor contínua que muda de intensidade, dores que mudam de sítio no corpo, sensação que os músculos se movem sozinhos, dificuldade em engolir e dor na articulação temporo-mandibular, dor no peito)
. Fraqueza muscular e por vezes a sensação de que impulsos eléctricos estão a atravessar o corpo.
· Dérmicos e cutâneos: sensação de que existe algo a andar na pele, coceira, erupções cutâneas e por vezes inchaços nas palmas das mãos e solas dos pés.
· Gastrointestinais: problemas intestinais, Síndrome do Cólon Irritável que inclui gases, dores, obstipação e/ou diarreia.
· Sintomas relativos aos órgãos genitais e urinários: sensação de irritação nos lábios vaginais, dores na vulva, dores vaginais, aumento das dores menstruais e uterinas, dor durante o acto sexual, infecções urinárias frequentes e sensação de precisar de urinar frequentemente.
· Outros sintomas associados: congestão nasal excessiva, unhas e cabelo quebradiço, sabor amargo e/ou metálico na boca, sensação de boca seca, zumbido nos ouvidos e grande sensibilidade ao frio. Sobre os aspectos psicológicos do Síndrome de fibromialgia, abordaremos mais adiante, quando for mencionada a forma de tratamento. Veremos como a psicologia poderá colaborar na melhoria da qualidade de vida deste pacientes, expostos a tantos sofrimentos físicos e emocionais, com prejuízo da sua capacidade funcional, nas actividades profissionais, na sexualidade, na sociabilidade, impondo restrições progressivas à vida de cada um.

(Martinez, 1998)

3 comentários:

  1. nçao aguento mais , parece que estou parando de viver, ]
    quero me isolar pois não consigo cuidar da minha familia.
    o que faço é só chorar e gemer

    ResponderEliminar
  2. tenho 24 anos e um bebe de seis mesinhos... começo a ficar preocupada. os medicos nao me diagnosticam nada mas sinto que alguma coisa nao esta bem, os sintomas coincidem todos... sera que me podem falar um pouco mais sobre a doença.? obrigado...

    ResponderEliminar
  3. Olá Magda, bom dia.
    São aqui em Lisboa 5.h da manhã e aqui estou eu já desde as 2 e algo... também isto faz parte da fibromialgia... hoje começou a chover novamente por aqui!

    Este e outros blogues que criei falam TUDO sobre esta doença... não sei que mais te dizer!

    Não sei por que tipo de médico estás a ser acompanhada mas sugiro que peças à médica de família para te enviar a um reumatologista e ele te fará o diagnóstico mais preciso.
    Um neurologista não seria também má ideia, já que só por aqui se consegue diagnosticar mais precisamente a doença devido a diferenças que temos no sistema nervoso central... ninguém sabe a proveniência da Fibromialgia e muito menos a cura... mas podemos amenizar a dor e quizá aceitarmos este "estado" até melhores notícias médicas!

    Com um bebé tão pequenino as coisas complicam-se um pouco... já tinhas estes sintomas antes?
    Com tão pouco que escreveste torna-se difícil uma opinião mais precisa.
    Vou estar mais atenta à espera de mais dados, ok?
    Um beijinho grande, muita força, paciência e uma grande beijoca para o anjinho do teu bébé!
    Com Amor e Fé, tudo se resolve!

    ATÉ SEMPRE!!

    ResponderEliminar