terça-feira, 23 de setembro de 2008

Viver com Fibromialgia

Se não faz ideia o que é viver com Fibromialgia ou Síndrome de Fadiga Crónica, imagine o que é ter dores pelo corpo todo, e sentir-se tão cansada/o e sem energia que tarefas simples como ir às compras se tornam verdadeiramente impossíveis de concretizar. À noite, quando deseja poder descansar um pouco, não consegue dormir, acorda constantemente, tem sonhos vívidos e sente que o sono cansa mais do que se não tivesse dormido. Ao outro dia acorda mais cansada/o do que o que estava, mal se consegue mexer e as dores (que não pararam de noite) continuam presentes e até aumentam. Quando conversa com alguém, de repente esquece-se do que estava a falar ou não se lembra de algo que alguém lhe jura ter acontecido. Tem dificuldade em concentrar-se em tarefas que envolvam a cognição e o intelecto e o seu corpo e mente só lhe gritam que páre. As tarefas que outras pessoas tomam por garantidas passam a ser enormemente difíceis, e não é de admirar que passado algum tempo se comece a sentir deprimida/o. Parece-lhe assustador? E é mesmo. Mas muitas pessoas têm de lidar com esta realidade diariamente, assim como as suas famílias e amigos.
Este blogue tem por objectivos principais divulgar informação sobre fibromialgia e S.F.C. aos doentes e o público em geral e listar várias formas de apoio que os doentes podem encontrar em Portugal. A falta de informação sobre estas doenças é um dos problemas principais com os quais nos debatemos em Portugal por isso todos os esforços são poucos.

5 comentários:

  1. Ola querida amiga, não podia sair daqui sem te deixar um comentario queria apenas te dar os Parabéns pelo blog, que concerteza irá ajudar muita gente.. eu muitas coisas nem nunca tinha ouvido falar, e não fazia a minima ideia do que é "viver com Fibromialgia" beijinho grande cheio de amizade e obrigada pelo esclarecimento :)

    ResponderEliminar
  2. Bom dia amiga.
    Ontem não tive dores, e sabes observei-me a mim propria, uma pessoa sem dor.
    Cheguei a conclusão de que não é fácil,quem não tem dores, entender as nossas.
    As dores são nossas e só nossas!!!
    Cheguei á coclusão que sou eu quem tem que entender os outrs e não o contrario.A tolerância tem que partir de mim, para que possa viver e não apenas existir...

    Obrigado Marina por seres minha amiga,desejo que o Sol brilhe sempre na tua Alma.

    ResponderEliminar
  3. Claro que não é fácil, querida Maria. E somos nós as que temos primeiro que entender isso! Pensa assim: antes de teres Fibromialgia poderias imaginar que se pudesse sentir tanta dor e dias após dias, semanas, meses, anos a fio sem um dia de descanso e conseguir aguentar?
    Já sei a tua resposta... claro que não!! Então o pensamento lógco de quem não sabe o que é é esse mesmo!
    Claro que nos magoa tantos e tantos comentários diários e muitas vezes de quem menos estamos á espera...
    Claro que sofremos pela ignorância alheia...
    Mas o que é que vamos fazer?
    Temos que educar-nos a nós mesmas para que não soframos mais do que seja necessário e incontrolável!
    Bem querida, espero que continues nessa fase boa por muito tempo... e não penses que vai voltar, senão atrai... bolas!
    Beijinhos enormes, minha querida!
    Volta sempre!
    Marina.

    ResponderEliminar
  4. Obrigada querida Ritinha! És uma querida!
    É de pessoas como tu que todos precisamos!
    Até sempre amiga!
    Volta sempre quando queiras!
    Marina.

    ResponderEliminar
  5. oi marina eu sofro de fibromialgia sei o quanto somos discriminados disso nao estou consiguindo nem sair de casa ja fui em varios medicos e nada so tomo injeçao e volto ja nao aguento mais pois todos pensao que estou fazendo corpo mole e e dificil me ajude telma

    ResponderEliminar